top of page

ASSOCIAÇÃO ARTÍSTICA E CULTURAL MINDELACT
APRESENTAÇÃO

A Associação Artística e Cultural – Mindelact é uma organização não governamental – ONG, de carácter artístico e social, sem fins lucrativos e que visa essencialmente o desenvolvimento e a promoção das artes cénicas em Cabo Verde, pondo a tónica na organização de actividades directa ou indirectamente ligadas ao teatro cabo-verdiano. A Associação congrega no seu seio agentes teatrais de grupos de teatro de Cabo Verde e pessoas singulares de quase todos os quadrantes da vida artística e social cabo-verdiana, para além de um significativo número (cerca de 80%) de jovens. 

 

A Associação Mindelact foi formada no ano de 1996 e foi reconhecida como pessoa jurídica em 27 de Fevereiro de 1997 pelo então Ministro da Justiça e da Administração Interna e publicada no Boletim Oficial n.º 9 – I Série de 10 de Março de 1997.

Nos diversos Planos de Actividade, a Associação tem dado atenção a formação de jovens nas diversas disciplinas ligadas às artes cénicas, apoio à Educação Artística em matéria de documentação para estudo, lançamento da revista “Mindelact – teatro em revista”, publicação de dramaturgia nacional, realização de “Março – Mês do Teatro” e do Festival Internacional do Teatro do Mindelo – Mindelact.

Sendo a Associação uma organização sem fins lucrativos, é dispensado aos associados o pagamento de quotas, ficando como única fonte de financiamento os patrocínio e apoios concedidos às actividades por ela desenvolvidas, através de acordos pontuais ou da assinatura de protocolos.

OBJECTIVOS

A Associação Artística e Cultural – Mindelact definiu na sua primeira Assembleia Geral, os seus objectivos de acção que constam do artº 1º dos seus Estatutos, e que são os seguintes:

a) Promover e desenvolver a divulgação do teatro em Cabo Verde;

b) Organizar anualmente, sempre que possível no segundo semestre do ano, o Festival Internacional de Teatro do Mindelo - Mindelact;

c) Promover e incentivar o intercâmbio entre os grupos de teatro nacionais;

d) Incentivar e apoiar os grupos teatrais já existentes em Cabo Verde e os que vierem a formar;

e) Promover acções de formação na área do Teatro;

f) Enriquecer e manter em funcionamento o Centro de Documentação e Investigação Teatral do Mindelo que permita a recolha, catalogação e tratamento de material referente ao teatro cabo-verdiano;

g) Promover e incentivar o desenvolvimento da Dramaturgia Nacional;

h) Servir de elo de ligação, quando solicitado, nas áreas da formação e internacionalização, entre agentes e grupos teatrais nacionais e instituições internacionais;​

i) Atribuir anualmente o Prémio de Mérito Teatral, sempre qossível, no Dia Mundial do Teatro.

 
ESTRUTURA ORGANIZATIVA

 

A Associação Artística e Cultural – Mindelact encontra-se organizada da seguinte forma:

 

Assembleia Geral 

É o órgão máximo da Associação, constituído pelo conjunto de sócios da mesma e reúne, ordinariamente, uma vez por ano, geralmente no mês de Março. Os representantes máximos da Assembleia Geral, são, como está consignado, na Lei das Associações, os seguintes:

 

- Presidente da Mesa

- Vice presidente da Mesa

- Secretário da Mesa

 

Conselho Fiscal

Tem como principal função fiscalizar toda a componente financeira da Associação, sendo a ela que cabe fazer a confirmação das contas apresentadas anualmente pela Direcção e dar o seu parecer em Assembleia Geral. É constituído por:

 

- Presidente

- Vice-presidente

- Secretário

 

Direcção

É o órgão executivo da Associação, coordena e dirige todas as actividades. A partir de 2017,  será formado por nove elementos, a saber:

 

- Presidente

- Dois Vice-presidentes

- 4 vogais

- Tesoureiro / Responsável Financeira

- Secretário

A EQUIPA TRIÉNIO 2021-2023

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

comunicado

Associação Mindelact condecorada pela Presidência da Repúblic

 

A Associação Artística e Cultural Mindelact tem o prazer de comunicar que recebeu da Presidência da Republica de Cabo Verde a seguinte nota Oficial: 


Exmo. Sr Presidente da Associação Mindelact

Dr João Branco

SE o Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, irá distinguir algumas pessoas singulares e colectivas, pela passagem de mais um aniversário da Independência Nacional, no próximo dia 5 de Julho, pelo seu contributo, na sua área específica, para o progresso social, económico e cultural de Cabo Verde, nestes 42 anos.

No plano cultural, a Associação Mindelact figura entre as instituições que mais se ocuparam da divulgação do teatro e da dramaturgia cabo-verdianas, procurando, em mais de vinte anos de história, fazer de cada Festival de Teatro ou evento cultural do seu vasto calendário, um verdadeiro acontecimento sociocultural no Mindelo, mas com impactos positivos em todo o país. A riqueza da cultura cabo-verdiana resulta também das sementes que os agentes, grupos, activistas culturais no sentido mais lato, dramaturgos, actores, técnicos, humedecem com o seu labor e dedicação, a cada dia dia que passa, na maior das vezes de forma abnegada.

Cabo Verde, na pessoa do seu mais alto magistrado, reconhece o importantíssimo contributo dado pela Associação Mindelact. Por isso, decidiu SE o PR atribuir à Associação Mindelact a Ordem do Vulcão de 1ª Classe, pelos relevantes serviços prestados ao país na divulgação e expansão da cultura cabo-verdiana, nas ilhas e no exterior. 

A cerimónia da Condecoração realiza-se no Palácio da Presidência, no dia 5 de Julho, pelas 18h30.

Para as pessoas que se encontrem na ilha de São Vicente e que não se desloquem à Praia para a cerimónia dos 42 anos da Independência Nacional, está prevista a entrega das respectivas condecorações, por SE o PR, no próximo dia 19 de Julho, ao final da tarde, no Mindelo.

Melhores cumprimentos

A Presidência da República


Mindelo, 04 de julho de 2017

logomarca

Associação Privada sem Fins Lucrativos


Data e local de registo

Cabo Verde, 16 de Julho de 1996

 

Endereço

Caixa Postal 734

Mercado Municipal

S. Vicente,

Cabo Verde


Estatuto Jurídico

Organização Não Governamental

Contacto Centro de Documentação 

Telefone & Fax  00 238 232 4111


E-mail

mindelact@gmail.com

bottom of page