2025
Formações
As formações do Mindelact, sempre gratuitas, constituem uma das vertentes mais marcantes e democráticas do festival. Dirigidas a artistas, bailarinos, contadores de histórias e a todos os amantes das artes, estas ações visam promover o intercâmbio de experiências, o aperfeiçoamento técnico e o enriquecimento criativo dos participantes. Através de oficinas, workshops e encontros conduzidos por formadores nacionais e internacionais, o Mindelact reafirma o seu compromisso com a formação contínua e o desenvolvimento das artes performativas em Cabo Verde.
________________________________________________________________________________________
WORKSHOP DE DESILENCIAR POESIA
Dia 06 de Novembro
10h00
FAED
Workshop de leitura expressiva e crítica de textos poéticos em voz alta. Traz um poema escrito em crioulo, em português, teu ou alheio, que ames ou não, escolhe tu, e vem dizê-lo. Dizer poesia é necessariamente um exercício de tradução. De criação. Escrever não é dizer e vice-versa. Todas as razões e circunstâncias são boas para dizer e escrever: nascimento, morte, amor, ódio, solidão, medo, alegria, por aí fora. O poema pode ser mauzinho e sair uma excelente leitura. Se a leitura fôr sofrível, é mais difícil, mas não é garantido que não funcione. Quem diz, quando e onde se diz pode mudar tudo. Quem diz nunca falha. Pior é calar.
________________________________________________________________________________________
To be Shakespeare or not to be Shakespeare- that’s the question...
Dia 07 de Novembro
10h00
FAED
________________________________________________________________________________________
O ATOR-CONTADOR
Dia 10, 11 e 12 de Novembro
19h00
UNICV
Com Patrick Mohr, Contador de histórias, ator, encenador e co-diretor da Compagnie Théâtre Spirale e do Théâtre de la Parfumerie em Genebra.
Público-alvo: atores e atrizes como contadores e contadoras, bailarinos e bailarinas e músicos e músicas interessados nas artes da narrativa e nas relações entre movimento e palavra.
Neste estágio, abordaremos os diversos estilos de narração e as transições do contador de histórias ao ator. Abordaremos também os diversos níveis de envolvimento e distanciamento que podem ser usados para contar e representar uma história. Trabalharemos a presença, a respiração, o enraizamento no solo, o olhar, bem como os vários tipos de abordagem, ao público, a si mesmo, às personagens… Trabalharemos a organização e a ocupação do espaço, a importância do gesto na narrativa. O ritmo, a musicalidade e o trabalho da voz falada e cantada.
Procuraremos que os participantes se conectem com a sua convicção interior e a importância do que têm a dizer. É preciso encontrar a necessidade de comunicar e, em seguida, encontrar a forma adequada para essa comunicação.
Vamos desenvolver a imaginação dos participantes e explorar os métodos pedagógicos da escola Jacques Lecoq. Trabalhando os elementos, as matérias, os 5 sentidos, a viagem imaginária e os animais. Abordaremos diferentes estilos de contos, contos fantásticos, lendas, relatos históricos, relatos de vida...
O objetivo deste estágio é abrir portas e descobrir juntos, com prazer e partilha, o vasto universo das artes da narrativa e as múltiplas formas possíveis neste domínio.
