INFORMAÇÕES

11 de Novembro, às 21h30

 

Grande Luís Morais Auditório

Centro Cultural do Mindelo

 

DURAÇÃO: 1h10 min 

Língua: português

CLASSIFICAÇÃO: M.12

FESTIVAL MINDELACT
PROGRAMAÇÃO
 
MUSICAL
ELAS - UMA VIAGEM NO FEMININO
Vera Cruz (Cabo Verde)

FICHA ARTÍSTICA

 

Direcção Artística Vera Cruz

 

Interpretação Ella Barbosa, Nilde Mulongo, Silvia Medina, Vera Cruz, Vera Figa e Zubikilla Spencer

 

Direcção Musical Ivan Medina

Músicos Bateria – Rauss, Guitarra eléctrica - Ivan Medina, Cahon - Body Faria, Guitarra acústica - Fanny , Guitarra acústica - Menca Mulongo

 

Produção Samira Pereira

Parceiros Spoken Word Cabo Verde, OII Cultura Comunicação e Imagem, Grito Rock 2018

O ESPETÁCULO 

“Elas” é um musical onde palavras faladas e cantadas por mulheres, deixam a marca das lutas no feminino a partir das quais a diretora artística Vera Cruz criou e desenhou uma viagem da mulher cabo-verdiana, e do mundo, ao longo de cinco séculos de história. Este espectáculo, que é em si uma inédita performance de música, cântico e poesia, assume o formato de um programa de rádio, onde duas radialistas animam uma noite dedicada à mulher. O musical começa em Africa - pátria-mãe: mátria, numa alusão aos anos da escravidão, um tributo às mães, mulheres, como a “Mãe Preta” escrava, que embalava as crianças do senhorio enquanto seu amor era açoitado na senzala, passando pela glória da independência das colonias portuguesas, numa justa e imperativa alusão às mulheres que abraçaram a luta em várias frentes e tiveram um papel determinante, até chegar aos anos pós-independência e aos dias atuais.

VERA CRUZ

Filha da terra, guarda o umbigo no coração que divide por três países (Cabo Verde, Portugal e Brasil) e outras tantas passagens e memórias das viagens que faz por terra, mar, ar, livro, músicas, conversas e sonhos onde os planetas se reinventam em utopias.

Vera Cruz é cantora, compositora, interprete: uma performer (in)completa que há mais de 30 anos explora campos artísticos variados: do reggae ao jazz; do batuco ao finason; do teatro ao cinema. Trabalhou com grandes nomes da música cabo-verdiana mas foi com os trabalhos de autora que subiu aos principais eventos musicais do país: Festival Baía das Gatas, Festival de Santa Maria e Kriol Jazz Festival; já trabalhou em teatro, ficção televisiva e cinema, desde Bollywood à Samira Vera-Cruz; é co-criadora do CidadiPoesia, mentora do movimento Spoken Words Cabo Verde. Para além disso empresta a voz a várias campanhas publicitárias, locuções e apresentações públicas. Tem explorado o feminino no campo artístico, onde re-cria ambientes performáticos férteis e plurais. Foi directora artística de Gin com Elas, inspirado nos Monólogos da Vagina e criadora do Elas: uma viagem no feminino.

ESPETÁCULO PATROCINADO POR

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • YouTube Social  Icon

© Mindelact 2017 All rights reserved. Website created for Positivos Online

Contacto Centro de Documentação 

Telefone & Fax  00 238 232 4111


E-mail

mindelact@gmail.com