INFORMAÇÕES

06 de Novembro, às 21h30

 

Grande Luís Morais Auditório

Centro Cultural do Mindelo

 

DURAÇÃO: 1h20 min 

Língua: Português

CLASSIFICAÇÃO: M.16

FESTIVAL MINDELACT
PROGRAMAÇÃO
 
drama
BELLA FIGURA 
Teatro Nacional S. João (Portugal)

FICHA ARTÍSTICA

 

Texto origina de Yasmina Reza

Tradução Alexandra Moreira da Silva

 

Encenação Nuno Cardoso

 

Cenografia F. Ribeiro

Desenho de luz José Álvaro Correia

Figurinos Nelson Vieira

Música Pedro Lima

Assistência de encenação Mafalda Lencastre

 

Interpretação Afonso Santos Eric, Ana Brandão Yvonne, João Melo Boris, Margarida Carvalho Françoise e Maria Leite Andrea

 

Direção de produção Maria João Teixeira

Produção executiva Alexandra Novo, Mónica Rocha

Direção técnica Emanuel Pina

 

Produção Teatro Nacional S. João

O ESPETÁCULO

A que estilo pertenceria Bella Figura se fosse um pedaço de música? Yasmina Reza respondeu assim: “Uma fuga, talvez. O estilo de escrita é contrapontístico. Ouvimos várias vozes a representar em tempos diferentes.” No caso, cinco vozes de outras tantas personagens que vão expondo – em diálogos rápidos e oblíquos – as suas angústias, frivolidades, hipocrisias, cobardias, mentiras. Não há uma história em Bella Figura, a dramaturga francesa assegura-nos de que não há histórias nas peças dela, a não ser que tomemos como história a “matéria estagnada e tumultuosa da vida”. Há, sim, uma noite que começa por prometer um jantar romântico e uma descontraída festa de aniversário, mas que acaba por descambar numa situação onde o verniz da civilidade estala para dar a ver um corpo social em adiantado estado de decomposição. Bella Figura é um bom exemplo do impiedoso “teatro de nervos” de Yasmina Reza.  

O ENCENADOR NUNO CARDOSO

 

Como encenador, tem vindo a desenvolver um universo estético próprio, coerente, que tanto se aplica a adaptações de textos contemporâneos como de clássicos, muitas vezes em colaboração com o cenógrafo F. Ribeiro. Como criador, vem procurando – e encontrando – nos repertórios clássico e contemporâneo a matéria poética que alimenta uma ideia de teatro como máquina de interpretação e reescrita do presente. Assumiu, em fevereiro de 2019, o cargo de diretor artístico do Teatro Nacional São João.

O TEATRO NACIONAL S. JOÃO

 

Integrando ainda o Teatro Carlos Alberto e o Mosteiro de São Bento da Vitória, o TNSJ é sobretudo um palco, isto é, uma casa de criação teatral, mas o raio da sua ação é amplo, envolvendo projetos dirigidos ao público escolar, um programa editorial de reconhecido mérito, um relevante serviço documental no âmbito das artes performativas e um investimento especial na acessibilidade aos nossos espetáculos. No limiar do primeiro centenário, o TNSJ é hoje um TEATRO DE ELITE PARA TODOS.

ESPECTÁCULO FINANCIADO POR

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • YouTube Social  Icon

© Mindelact 2017 All rights reserved. Website created for Positivos Online

Contacto Centro de Documentação 

Telefone & Fax  00 238 232 4111


E-mail

mindelact@gmail.com