Revolteod_Flávia_Gusmão.jpg
INFORMAÇÕES

14 de Novembro, às 17h00

 

Parque

Lazareto

 

DURAÇÃO: 40 min 

Língua: Portuguesa

CLASSIFICAÇÃO: M.12

FESTIVAL MINDELACT
REGRAS E PREVENÇÃO

HIGIENIZAÇÃO 

Os espaços terão vários pontos com álcool gel disponível à higienização das mãos

DISTANCIAMENTO

O distanciamento social será garantido, nas entradas, saídas e dentro dos espaços de apresentação

MÁSCARAS

O uso de máscara é obrigatório, na entrada, saída e dentro dos espaços de apresentação

LOTAÇÃO

A lotação dos espaços será reduzida em 60% de forma a garantir o distanciamento dentro das salas

DIGITAL

Bilhetes e programas terão formato digital. O espectador receberá o seu bilhete por mail em formato de imagem, que será mostrado na entrada, com o telemóvel.

PAGAMENTO

Todos os pagamentos serão feitos através de cartão 24 e terminal multibanco, não havendo lugar a troca de notas e moedas.

 
PERFORMANCE
REVOLTIOD 
Flávia Gusmão (Cabo Verde) 

FICHA ARTÍSTICA

 

Conceito e interpretação Flávia Gusmão, a partir de texto de Elfriede Jelinek

 

Apoio à Criação  Debora Roberto, Helena Moscoso e Mara Costa

Fotografia de Queila Fernandes

O ESPETÁCULO

Revoltiod parte de um exercício em que a atriz Flávia Gusmão tenta pôr  à prova as suas capacidades performativas  colocando em confronto o texto da autora Elfriede Jelinek e a paisagem árida e geografia ventosa de Lazareto, São Vicente.


Tem-se por regra que o teatro na rua não deve ter muito texto. Nesta  proposta  a ideia é quebrar deliberadamente essa e outras regras deixando as matérias tentar falar por si sós e em confronto umas com as outras. Enquanto a atriz tenta não desistir , ou antes,  enquanto  procura deliberadamente a fragilidade e irrepetibilidade  do erro e do momento da desistência.


Elfriede Jelinek , escritora prémio Nobel  (mais conhecida pelo seu romance “A Pianista” ) apresenta-nos em Viagem de Inverno oito estações de uma viagem dolorosa , solitária, sarcástica e desiludida pelo Tempo  e Espaço  transformando Winterreise de Franz Schubert e os poemas   de Wilhelm Müller numa torrente de palavras e vozes escritas de uma forma exemplarmente dura e musical. Esta brilhante e crítica escritora austríaca tem também a singularidade de já viver em época pré pandémica em auto isolamento , antecipando de alguma forma aquilo em  que o mundo se tornou em 2020.


Revoltiod é o vento de São Vicente e do San Jon, são as palavras desta escritora , são as dores de todos os que já viviam à margem antes da pandemia , Revoltiod somos todos nós enquanto não desistirmos ou formos amainados. Como o vento. Ou enquanto não ficarmos tão desorientados como os cata ventos. Enquanto a noiva, de que também fala a autora, continuar a girar.

FLÁVIA GUSMÃO 

Flávia Gusmão é atriz, encenadora e professora. Portuguesa e Cabo Verdiana , tem vivido os últimos anos entre Lisboa e São Vicente. Numa das últimas viagens a Lisboa integrou o elenco de Viagem de Inverno apresentado pelo Teatro de Almada com encenação de Nuno Carinhas. Neste Revoltiod retrabalha dois dos textos dessa mesma peça ( com tradução de António Sousa Ribeiro).

ESPECTÁCULO PATROCINADO POR

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • YouTube Social  Icon

© Mindelact 2017 All rights reserved. Website created for Positivos Online

Contacto Centro de Documentação 

Telefone & Fax  00 238 232 4111


E-mail

mindelact@gmail.com