Orkater_Borboletas_liggend-close_foto-Benji-Reid-1_edited.jpg

EXTENSÃO PRAIA

21:00

CCP PRAIA

  • Facebook
  • Instagram
  • images-removebg-preview

09 nov

PALCO 02

19:00

ALAIM

  • Facebook
  • Instagram
  • images-removebg-preview

12 nov

BORBOLETAS

Gery Mendes (Países Baixos)

Concepção e Interpretação: Gery Mendes

SOBRE O ESPETÁCULO

Um pai e um filho.
Ambos têm memórias, algumas compartilhadas, outras pessoais. Belas fotos são impressas em suas retinas, mas atrás delas, alojadas mais profundamente no corpo, nas caixas da memória, estão as imagens suprimidas.

 

Borboletas é sobre uma guerra. Para o pai, a guerra foi o que o ajudou a escapar da pobreza. Isso lhe deu a chance de deixar a sua ilha para trás, navegar para o oeste e retornar como um verdadeiro rei um dia. Para o filho, a guerra é algo que ele julga reconhecer no pai, no seu temperamento ígneo ou nas suas ausências silenciosas. O filho também reconhece um eco da guerra em si mesmo, embora nunca tenha estado naquele campo de batalha.

 

Este espectáculo é uma actuação a solo do músico/ator Gery Mendes, natural das Ilhas de Cabo Verde, inspirado em conversas com o seu pai. Uma dança musical que atravessa o tempo, revisitando o amor, a miséria de sua juventude, o recrutamento para lutar na guerra e por um regime que oprimiu seu povo, revisitando a consciência, revisitando a questão: ele era um herói ou um traidor? Como contador de histórias e multi-instrumentista com raízes no hiphop, Gery Mendes constrói sua história de forma gradual e habilidosa. Ele usa a música que está alojada em seu DNA: música cabo-verdiana como morna, funana, batuku, música de festa empolgante da África Ocidental e hiphop. Uma história sobre os velhos tempos, e como proceder juntos.

Patrocinador
Logo Kiras logo.png