top of page
 
PRÉMIO DE MÉRITO TEATRAL 
APRESENTAÇÃO

O Prémio de Mérito Teatral foi criado em 1999 pela Associação Mindelact, para anualmente homenagear um grupo de teatro, particulares, empresas ou instituições públicas ou privadas que se destaquem pelo apoio e contribuição para o desenvolvimento das artes cénicas cabo-verdianas e tem como objectivo principal servir de incentivo para aqueles que, de uma forma ou de outra, tem contribuído para o melhoramento do nosso teatro. O prémio é representado por uma estatueta em bronze concebida pelo artista plástico Manú Cabral, a partir de um dos elementos que constituem o logótipo da Associação Mindelact, este por sua vez da autoria da artista plástica Luísa Queirós.

É entregue no dia 27 de Março – Dia Mundial de Teatro – e a decisão cabe à Assembleia Geral, órgão máximo da Associação Mindelact.


 

 

Lista dos galardoados pelo Prémio de Mérito Teatral, desde a sua criação, em 1999:

 

1999 - Grupo de Teatro Juventude em Marcha (Companhia de Teatro) & Sr. Mário Matos (Investigador)
2000 - Francisco Fragoso (Encenador)
2001 - Escola Salesiana & Centro Cultural Português / ICA (Instituições formação teatral)
2002 - Jornal A Semana & Rádio de Cabo Verde (Órgãos comunicação social)
2003 - Público do Mindelo
2004 - Cineteatro Éden Park (Espaço físico de referência)
2005 - Banco Comercial do Atlântico / BCA (Mecenato)
2006 - Luísa Queirós (Artista plástica)
2007 – César Fortes (Técnico de Iluminação)
2008 – Grupo de Teatro do Centro Cultural Português (Companhia)
2009 – César Lélis (Actor)
2010 – João Branco (Encenador)
2011 – Cooperação Portuguesa (Instituição)
2012 – Manuel Estevão (Actor)
2013 – Grupo de Teatro Craq’Otchod (Companhia)
2014 – Ducha Faria (Actriz)
2015 – OTACA (Companhia)
2016 – Flávio Hamilton (Diáspora)

2017 - Victor Silva (Dinamizador Teatral da ilha do Sal)

2018 - Fonseca Soares (ator)

2019 - Elisabete Gonçalves (atriz, encenadora e figurinista)

2020 - não foi atribuído em virtude da pandemia do Covid19

2021 - Daniel Monteiro (produtor e animador sociocultural)

2022 - Grupo de Teatro Fladu Fla

Prémio de Mérito Teatral 2021

A Associação Artística e Cultural Mindelact decidiu, em sede de Assembleia Geral, por aclamação e unanimidade, a atribuição do Prémio de Mérito Teatral 2021 a Daniel Monteiro, produtor e agente associativo, que durante mais de 30 anos tem dado o seu contributo para a dinamização das artes cénicas cabo-verdianas.

​​O Prémio de Mérito Teatral 2021 foi entregue a Daniel Monteiro, também conhecida por Nhelas na cerimónia realizada no dia 27 de março, no dia mundial do teatro, no pátio do Centro Cultural do Mindelo. 

Prémio de Mérito Teatral 2022

O Prémio Mérito Teatral 2022 vai para o grupo “Fladu Fla” da cidade da Praia. O anúncio foi feito ontem à noite pela Associação Artística e Cultural Mindelact, tendo sido uma escolha “unânime”.

“Em sede de Assembleia Geral, por aclamação e unanimidade, a atribuição do Prémio de Mérito Teatral 2022 à Companhia de Teatro Fladu Fla que comemora este ano 20 anos de existência”, anunciou a Associação Mindelact nas redes sociais.

O júri realça que o grupo “Fladu Fla” tem dado um “importante contributo” para a dinamização das artes cénicas cabo-verdianas, quer na produção de espetáculos próprios, quer no apoio a causas sociais, mas também na realização do Festival de Teatro do Atlântico, na cidade da Praia, que tem, como se sabe, contribuído para uma maior difusão do teatro e das artes cénicas na capital.

A notícia foi acolhida com muita alegria entre os membros do grupo. “Parabéns aos atores de Fladu Fla pela persistência, resistência e resiliência”, escreveu nas redes sociais, Sabino Baessa, director e grande dinamizador do grupo Fladu Fla.

PMT 2021 02.jpeg
Convite 27 março.jpg
bottom of page