slide2017.4
Photo_10_PL2012_Europe
slide2017.1
Flash_Associação_Mindelact_03
slide2017.2
slide2017.5
slide2017.6
Imagem-Flash-Home-06
Flash Site Mindelact 10
Flash-Associação-Mindelact-04s

FESTIVAL INTERNACIONAL DE TEATRO DO MINDELO MINDELACT
APRESENTAÇÃO

É o principal evento teatral de Cabo Verde e actualmente o mais importante acontecimento teatral de toda a África Lusófona. É hoje considerado o mais importante evento teatral da África Ocidental. Nas suas 22 primeiras edições, aconteceu sempre em Setembro, na cidade do Mindelo, mas a partir de 2017 tem vindo a ser realizado em Novembro, por questões logísticas. Em 2019 continuará a ser em Novembro. 

 

O Festival Mindelact, além da vertente de espectáculos, promove o intercâmbio entre todos os participantes, acções de formação nas mais diversas áreas artísticas ligadas ao teatro, concertos de música, exposições de design e artes plásticas, e, nos últimos anos, um “Festival off” alternativo e uma programação específica dirigida às crianças, denominada de “Teatrolândia”, além do Ciclo Internacional de Contadores de Estórias.

 

Teve a sua primeira edição em 1995, só com a participação de grupos de S. Vicente e Santo Antão, em 1996, teve já um cunho nacional e em 1997 internacionaliza-se e confirma-se como o mais importante evento teatral do arquipélago.

ESTRUTURA DA PROGRAMAÇÃO

 

De forma resumida, podemos dividir o conteúdo programático do festival Mindelact em 9 áreas, a saber:

 

 

 

 

 

 

 

Palco 1
Palco 1

espectáculos de maior porte os  espectáculos mais exigentes do ponto de vista técnico. É o maior cartaz do festival e as peças são apresentadas no auditório do Centro Cultural do Mindelo.

press to zoom
Palco 2
Palco 2

para espetáculos intimistas com a abertura da ALAIM, o Mindelact teve a oportunidade de apresentar espetáculos intimistas, abrindo, a partir de 2016, uma outra janela de programação. São espetáculos de pequeno porte, com direito a duas apresentações, dada a limitação de lugares.

press to zoom
Festival Off
Festival Off

um espaço de experimentação teatral com peças curtas, um espaço aberto à criatividade e ousadia artística e dedicado a espectáculos de pequeno formato e de curta duração. São apresentados em espaços alternativos e em horário tardio. Em 2017 voltará ao seu formato habitual, direcionado apenas a grupos nacionais, com tema e/ou cenário previamente definido pela organização.

press to zoom
Teatrolândia
Teatrolândia

programa para o público mais novo  é uma vertente fundamental do festival e inclui um Ciclo Internacional de Contadores de História.

press to zoom
Teatro na Praça
Teatro na Praça

espectáculos nas praças da cidade uma medida para socializar cada vez mais o teatro, aquele teatro feito para o povo, que vai onde o povo está. Assim, a partir de 2017, o Festival Mindelact apostará em levar espectáculos às praças da cidade, todos os dias do evento.

press to zoom
Teatro Performance
Teatro Performance

Performances fomento de intervenções várias, por toda a cidade, com artistas e também acções resultantes das oficinas propostas em cada edição do festival. Todas as noites, à entrada do Centro Cultural do Mindelo, alguma intervenção artística estará acontecendo.

press to zoom
Teatro de Rua
Teatro de Rua

surpresas por todo o lado com personagens vadiando, artistas em andas, mágicos ambulantes, estátuas vivas espalhadas pela cidade...

press to zoom
Oficinas Artísticas
Oficinas Artísticas

A formação é a base para o desenvolvimento sustentado de qualquer actividade, mormente ligada às artes em geral, e ao teatro em particular. Nesta área a política da Associação Mindelact tem sido desde sempre potenciar a presença de técnicos qualificados nas mais diversas áreas e convidá-los para ministrar acções de formação, ateliers temáticos ou workshops práticos, dirigidos especialmente para os agentes teatrais nacionais.

press to zoom
Atividades Paralelas
Atividades Paralelas

Um grande evento como este é também uma oportunidade de dar a conhecer a quem nos visita um pouco mais da nossa cultura. Assim, tem sido uma preocupação da organização programar actividades paralelas com exposições e mostras de artes plásticas de artistas nacionais, concertos de música, noites de gastronomia, entre outros.

press to zoom