FESTIVAL MINDELACT
REGULAMENTO

INTRODUÇÃO

 

Os grupos e companhias de teatro participantes no Festival Internacional de Teatro do Mindelo - Festival Mindelact, não são apenas grupos que, uma vez convidados, vem à cidade do Mindelo apresentar algum espectáculo de teatro. São mais do que isso. Os grupos de teatro participantes são parceiros, são co-produtores, porque sem parcerias locais, quer para companhias nacionais quer internacionais, muito dificilmente a organização poderá cobrir e fazer face a todos os custos de deslocação e os cachet's dos artistas. 
 
Também por isso a organização do Festival Mindelact faz questão de convidar as companhias para estarem no Mindelo durante sete dias, cobrindo todas as despesas de alojamento, alimentação, custos de produção do espectáculo, promoção, montagem técnica, etc.
 
Por isso, e cada vez mais, este fantástico evento é um espaço aberto, de encontros e reencontros, de confronto salutar, um embrião de inúmeros projectos artísticos, gerados a partir desse espaço de convívio único, num ambiente que quem vê não esquece, quem não vê, não acredita. Um festival de artes, alma e afectos. 
 
As entidades e/ou empresas que apoiam as companhias participantes, são consideradas patrocinadoras do evento, e como tal são consideradas nos materiais de promoção do mesmo.


 
COMPANHIAS NACIONAIS 

A participação das companhias nacionais é feita a partir de convite directo da organização, podendo qualquer grupo, companhia ou artista individualmente, fazer as suas propostas com vista a obtenção do referido convite. São considerados critérios de selecção influentes:
 
1. A qualidade artística;

2. A componente criativa e original;

3. A pertinência artística do trabalho proposto;
4. A localização (ilha a que pertence);
5. O historial recente do grupo e a dinamização do mesmo no seu local de origem;
6. A capacidade mobilizadora de recursos do grupo;
7. O grupo pode apresentar um projecto, mas esta apresentação não é obrigatória, podendo o convite ser feito por iniciativa da direcção artística do festival.

Nota: é importante que as companhias locais tenham apoio e/ou parcerias das Câmaras Municipais e ou de empresas localizadas nas respectivas ilhas.

COMPANHIAS INTERNACIONAIS 

A participação das companhias internacionais é feita a partir de convite directo da organização, uma vez analisados os projectos apresentados pelos grupos de teatro interessados ou contactados. São considerados critérios de selecção influentes:
 
1. A qualidade artística;

2. A componente original e criativa;
3. O estilo do espectáculo proposto: a diversificação é fundamental na programação;

4. A temática: dá-se atenção especial a produções que reflitam ou abordem importantes questões do mundo contemporâneo, nomeadamente, a luta contra qualquer tipo de preconceito ou a visibilidade histórica de minorias.
5. A inclusão de acções de formação para agentes teatrais cabo-verdianos; 
6. A localização (país a que pertence): também aqui a diversidade é importante na seleção final;
7. O projecto apresentado, considerando-se como factor importante a inclusão de registo vídeo (pelo menos excertos, mas dá-se preferência a registo completo, que pode estar online), fotografias e dossier de imprensa, com críticas publicadas na comunicação social;
8. A capacidade mobilizadora de recursos do grupo no seu país: naturalmente, dá-se preferência a projetos cujas passagens possam estar garantidas, parcial ou totalmente, no país de origem;
9. O número de pessoas integrantes: o festival não tem como selecionar projetos com elevado número de integrantes por questões logísticas;
10. Questões técnicas: há aspectos técnicos aos quais o festival não pode, ou não consegue, dar resposta. Este é um factor que deve ser considerado.
11. A cenografia: cenários complicados, pesados ou de tamanho considerável são excluídos, por motivos logísticos (cenários grandes não cabem nos aviões que fazem os voos internos).
 
Nota: é importante que as companhias tenham apoio e/ou parcerias dos governos ou de empresas dos seus países.

 
ENDEREÇO PARA ENVIO DE PROPOSTAS

Associação Mindelact
mail: mindelact@gmail.com

 

 

CALENDARIZAÇÃO 

A Associação Artística e Cultural Mindelact está receptiva para propostas durante qualquer altura do ano. Num entanto, é aberto um edital público no início de cada ano, encerrando este no final do mês de abril, para companhias internacionais. As propostas que chegarem após essa data, são consideradas para edições posteriores. Sendo o festival no início de novembro, a programação fica definida até meados de junho.
 
A selecção é concretizada por convite directo da organização, a partir da análise das propostas chegadas e/ou de informações partilhadas pela rede de observadores e amigos espalhados por todo o mundo.

Boa sorte!

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • YouTube Social  Icon

© Mindelact 2017 All rights reserved. Website created for Positivos Online

Contacto Centro de Documentação 

Telefone & Fax  00 238 232 4111


E-mail

mindelact@gmail.com